Um Novo Espaço na Orla de Santos com Design Metalco, by The Placemakers.

A revitalização da Ponta da Praia em Santos, São Paulo, é um grande projeto que inclui diversas melhorias para a infraestrutura ao longo da orla. O bairro é um dos pontos mais valorizados da cidade e é um dos principais pontos de acesso para a temporada de cruzeiros, recebendo além da população local, a visita de um número muito grande de turistas vindos de todas as partes do Brasil e do mundo.

A requalificação do espaço junto à linha d’água no bairro da Ponta da Praia envolveu, entre outras obras, pavimentação das pistas, redimensionamento do calçadão, plantio de árvores e instalação de postes de luz. Outra parte importante do projeto teve foco no mobiliário urbano, com a instalação de novos bancos e lixeiras.

A Metalco, do grupo de origem italiana The Placemakers, foi a marca responsável pelas soluções, trazendo uma proposta voltada para a conectividade.

Personalização no design e na tecnologia.

O mobiliário foi planejado e alinhado conforme a proposta ousada de intervenção urbana. Antes apenas um espaço de passagem, o calçadão de Ponta da Praia passou a abrigar uma série de equipamentos que convidam as pessoas a estar, ao lazer e a interação. A disposição dos bancos reforça esse conceito, criando “minipraças” no novo cartão postal da cidade.

A Linha Demetra Power Light foi escolhida para os bancos. Além do design e qualidade dos materiais e acabamentos, o diferencial deste modelo são as saídas USB em sua estrutura, permitindo que as pessoas carreguem seus equipamentos e se mantenham conectadas ao espaço.

O design das lixeiras foi criado de maneira personalizada, resultado de uma concepção própria desenvolvida por Glaucus Farinello, também coordenador do projeto.

O resultado: um espaço para a interação entre as pessoas.

Com o projeto, a cidade de Santos ganhou um novo espaço em sua orla, com diversos benefícios para sua população. As áreas para os pedestres foram ampliadas, a ciclovia foi incorporada junto ao mar e áreas de convivência e lazer foram criadas trazendo diferenciais como as fontes interativas e mobiliários conectados. Um espaço feito por pessoas, para as pessoas.

Deixe um comentário