Novo Boulevard da Rua Floriano Peixoto. Design City Design integra renovação do espaço histórico em Itu.

 Itu é um município de São Paulo famoso pelos objetos em tamanho exagerado. A cidade já foi a mais rica do estado e, antigamente, foi residência de “barões do café” e autoridades importantes. Hoje, Itu está entre os 29 municípios paulistas considerados “estâncias turísticas” do estado, cumprindo pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

Ao longo dos seus 410 anos, o Centro Histórico de Itu passou por diversas transformações. Mas graças ao tombamento pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), seu cenário foi essencialmente preservado. Porém, isso não impediu que a região sofresse com êxodos nos anos 70.

Discutido em colaboração com a comunidade local, o novo Boulevard da Rua Floriano teve sua proposta desenvolvida dentro de um novo conceito de urbanismo conhecido como “rua compartilhada”. A ideia integra, no mesmo espaço, a circulação de carros e pedestres (com priorização destes), potencializando a experiência de compras, convivência e lazer no espaço.

Um grande desafio era trazer modernidade sem romper  com os aspectos históricos da cidade. Na região deste projeto há diversos casarões e igrejas históricas, e foi fundamental a escolha de um mobiliário que unisse um design moderno e clássico ao mesmo tempo, sendo respeitoso com a arquitetura histórica de Itu; e os produtos City Design entregaram esta proposta.

O início das obras foi marcado pelo recapeamento asfáltico e operações na rede de água e esgoto, além de um novo traçado para fluxo de veículos, delimitação de área de pedestres e redução de vagas de estacionamento.

Em sua terceira fase, o projeto elaborado pela empresa TTC contou com a instalação de mobiliário urbano da City Design. Entre os produtos aplicados estão balizadores, bancos, floreiras, lixeiras, bicicletários e bebedouros, inclusive para os pets.

As opções foram escolhidas por serem itens essenciais e de qualidade, mantendo o foco no conforto dos pedestres. Após o processo licitatório, foi dado início a implantação pela própria empresa, que atendeu a todos os guidelines propostos, com total pontualidade e atenção.

O resultado foi uma nova Floriano Peixoto, revitalizada, colorida, funcional e feita para as pessoas.

Deixe um comentário